Família, escola, amigos, trabalho, televisão, Internet. Esses são apenas alguns dos diversos fatores que influenciam os padrões de comportamento, e contribuem para a construção de nossas identidades.
Identidade é uma daquelas palavras carregadas de significado. Vinda do latim identitate, ela é um substantivo feminino, que trabalha com questões filosóficas importantes, que caracterizam a existência humana. A identidade refere-se àquilo que é idividual, ou do indivíduo.
Para Leontiev (1978b), a constituição desse indivíduo ocorre por meio de elementos da filo e da ontogênese, da integração e do desenvolvimento de características herdadas geneticamente e adquiridas socialmente desde os primeiros dias de vida.
"O indivíduo inteiro é um produto da evolução biológica cujo transcurso opera-se não somente no processo de diferenciação dos órgãos e funções, mas também de sua integração, de seu "ajuste" recíproco. (...) O indivíduo é antes de tudo uma formação genotípica. Mas o indivíduo não é apenas isso, sua formação é contínua - como é sabido - na ontogênese, durante o curso da vida."
É o conjunto de elementos que determinam que tal indivíduo é único e irreplicável. Tais elementos (nome, sobrenome, impressão digital, filiação, data de nascimento, impressão digital, características físicas, entre outros) identificam o indivíduo no universo, rotulando-o como um ser excepcional.
The Sims é uma série de jogos eletrônicos de simulação de vida real criado pelo designer de jogos Will Wright e distribuída pela Maxis. O primeiro jogo da série, The Sims, foi lançado em 4 de fevereiro de 2000.
Nele, através das simulações que criamos, ou Sims, podemos ter um modelo de experiências diferentes das nossas próprias.
Dorian Wiszniewski e Richard Coyne em sua contribuição para o livro Building Virtual Communities exploram a identidade on-line, com ênfase no conceito de "mascaramento" de identidade. Eles ressaltam que, sempre que um indivíduo interage em uma esfera social eles pintam diante de si uma máscara de sua identidade.
O jogo, de certa forma, quebra as barreiras que existiam em nossa condição de indivíduo, e permite vestirmos novas máscaras sociais, e experimentarmos um novo paradigma.
O tipo de máscara que cada um escolhe revela traços de quem está no controle. Poderíamos chamar isso de "metáfora" da máscara. Seu Sim não revela a sua identidade. Contudo, sua opções ao criar essa personagem, revela apectos da sua individualidade.
Por exemplo, se uma pessoa cria um Sim que tem interesse em música, essa metáfora revela um interesse em ter essa experiência. Você pode viver suas fantasias através desta simulação.
As experiências que temos ao jogar The Sims pode ser, portanto, um processo de educação, que vai moldar nossa personalidade, expandindo nosso ponto de vista e capacidade empática.