Cogumelos que lhe fazem crescer, flores que lhe permitem
cuspir fogo, cavalgar dinossauros que botam ovos, canos gigantes que levam a
lugares mágicos...isso parece os devaneios de um louco.
Super Mario Bros. é um jogo eletrônico lançado
pela Nintendo em 1985. Considerado um clássico, Super Mario Bros. foi um dos
primeiros jogos de plataforma com rolagem lateral, recurso conhecido em inglês
como side-scrolling.
Sua música tema, escrita por Kōji Kondō é
icônica, e reconhecida mundialmente.
O jogador controla o principal protagonista da série,
Mario. O objetivo do jogo é percorrer o Reino do Cogumelo (Mushroom Kingdom),
sobreviver às forças do principal vilão, Bowser, e salvar a Princesa Peach (na
época conhecida por seu nome americano, Princess Toadstool) e seu reino do
domínio dos Koopa Troopas.
Super Mario Bros é um video game que trabalha com o
conceito de non sequitur.
Non sequitur é uma expressão latina (em português
"não se segue") que designa a falácia lógica
na qual a conclusão não decorre das premissas.
Basicamente, quando uma coisa não faz sentido, mas no
contexto em que ela está sendo apresentada ela faz sentido, isso é um Non
sequitur. Ela não segue uma lógica prévia.
A arte surrealista trabalha muito com non-sequitur.
O surrealismo foi um movimento artístico e
literário nascido em Paris na década de 1920.
Fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas do
psicólogo Sigmund Freud (1856-1939), o surrealismo enfatiza o
papel do inconsciente na atividade criativa.
Grande parte da estética surrealista apoia-se na concepção de imagem poética de Pierre Reverdy, segundo a qual a imagem nasce não da comparação, mas da aproximação entre duas realidades afastadas. |
As características deste estilo: uma combinação do
representativo, do abstrato, do irreal e do inconsciente. Segundo os
surrealistas, a arte deve libertar-se das exigências da lógica e da razão e ir
além da consciência quotidiana, procurando expressar o mundo do inconsciente e
dos sonhos.
Video games trabalham desta forma. E enquanto esses
conceitos eram inovadores e até mesmo revolucionários na década de 20, hoje não
temos nenhum problema em aceitar a lógica interna de jogos como Mario ou Angry
Birds.
Se olharmos pinturas surrealistas, percebemos que a
lógica visual e estrutural delas muito se assemelha ao conceito de non-sequitur
em jogos.
A diferença é que
Mario Bros é interativo, exigindo a participação do jogador para se concretizar
como arte.