Cultura popular tem de ser popular?

Popularidade é um conceito ambíguo.

Ao meu ver, temos 3 vertentes diferentes de "Popular": 1) Algo que muita gente gosta, 2) Algo que parece que muita gente gosta e 3) Algo que é feito para parecer algo que muita gente gosta.

O primeiro é bastante direto. Estamos falando de popularidade numérica. Harry Potter, Beyonce, The Big Bang Theory, todos têm muitos fãs.

O segundo é mais...ambíguo. Por exemplo, Breaking Bad e Mad Man. Ambos parecem bastante
populares...mas não exatamente. O episódio final de Breaking Bad teve uma audiência menor que a maioria das REPRISES de Big Bang Theory.

Algumas coisas são populares pois são faladas sobre. Talvez elas não tenham uma audiência gigantesca, mas elas são sucessos críticos, o que as torna importantes.

O terceiro é apenas desenhado para parecer popular. É um tipo de "estética pop". Dentro disso temos coisas como Lana Del Rey, coisas feitas para parecerem familiares, na esperança de se tornarem numericamente ou criticamente populares.

E ás vezes isso funciona, vejam Katy Perry, "Código Da Vinci" e "Guardiões da Galáxia". Todos foram criados para emular uma certa estética, som ou feeling, e se tornaram grandes sucessos.

Contudo, na maioria das vezes, essa técnica não funciona. São os famosos tubaínas. Marcas criadas para parecerem e remeterem à produtos de sucesso.

Contudo, quando analisamos a cultura popular, estamos analisando mais que apenas popularidade. E existem varias formas de entender o termo "cultura popular".

Cultura popular ou cultura de massa pode ser definida como qualquer manifestação (dança, música, festa, literatura, folclore, arte) em que o povo produz e participa de forma ativa.

Ao contrário da 'cultura de elite', a cultura popular também surge das tradições e costumes e é transmitida de geração para geração.

 http://www.iguzzini.com/media/immagini/2547_z_national_art_gallery_bangladesh_2.jpg

Cultura popular também pode ser percebida como cultura de massa, ou seja, cultura produzida pela indústria, de forma a ser consumida pela população.

E por fim, temos a cultura pós-moderna, onde cultura de elite e cultura popular são percebidas como uma só coisa.

Contudo, acredito que a melhor forma de perceber Cultura Popular não é através de um grupo pré-estabelecido, mas uma situação. É um processo que existe entre a audiência e a indústria.

Mídia é produzida através da percepção do autor. A audiência recebe essa mídia e decide abraçá-la ou não. Dessa tensão é que nasce de fato a cultura popular.


E com novas ferramentas como YouTube, a "indústria" deixou de ser um elemento externo. A população tornou-se responsável pela produção desta cultura.

E dentro deste caldeirão temos espaço para todas as vertentes e definições. Existe espaço para todos os tipos de culturas, dentro da chamada cultura popular.