Ao meu ver, temos 3 vertentes diferentes de "Popular": 1) Algo que muita gente gosta, 2) Algo que parece que muita gente gosta e 3) Algo que é feito para parecer algo que muita gente gosta.
O primeiro é bastante direto. Estamos falando de popularidade numérica. Harry Potter, Beyonce, The Big Bang Theory, todos têm muitos fãs.
O segundo é mais...ambíguo. Por exemplo, Breaking Bad e Mad Man. Ambos parecem bastante
Algumas coisas são populares pois são faladas sobre. Talvez elas não tenham uma audiência gigantesca, mas elas são sucessos críticos, o que as torna importantes.
O terceiro é apenas desenhado para parecer popular. É um tipo de "estética pop". Dentro disso temos coisas como Lana Del Rey, coisas feitas para parecerem familiares, na esperança de se tornarem numericamente ou criticamente populares.E ás vezes isso funciona, vejam Katy Perry, "Código Da Vinci" e "Guardiões da Galáxia". Todos foram criados para emular uma certa estética, som ou feeling, e se tornaram grandes sucessos.
Contudo, na maioria das vezes, essa técnica não funciona. São os famosos tubaínas. Marcas criadas para parecerem e remeterem à produtos de sucesso.
Contudo, quando analisamos a cultura popular, estamos analisando mais que apenas popularidade. E existem varias formas de entender o termo "cultura popular".
Cultura popular ou cultura de massa pode ser definida como qualquer manifestação (dança, música, festa, literatura, folclore, arte) em que o povo produz e participa de forma ativa.
Ao contrário da 'cultura de elite', a cultura popular também surge das tradições e costumes e é transmitida de geração para geração.

Cultura popular também pode ser percebida como cultura de massa, ou seja, cultura produzida pela indústria, de forma a ser consumida pela população.
E por fim, temos a cultura pós-moderna, onde cultura de elite e cultura popular são percebidas como uma só coisa.
Contudo, acredito que a melhor forma de perceber Cultura Popular não é através de um grupo pré-estabelecido, mas uma situação. É um processo que existe entre a audiência e a indústria.Mídia é produzida através da percepção do autor. A audiência recebe essa mídia e decide abraçá-la ou não. Dessa tensão é que nasce de fato a cultura popular.
E com novas ferramentas como YouTube, a "indústria" deixou de ser um elemento externo. A população tornou-se responsável pela produção desta cultura.
E dentro deste caldeirão temos espaço para todas as vertentes e definições. Existe espaço para todos os tipos de culturas, dentro da chamada cultura popular.
