É um marco, já que tenho o costume de desistir dos meus blogs pessoais. Acredito que a longevidade deste se dê por sua temática, que é abrangente o suficiente, mas ao mesmo tempo flexível. Sinto a liberdade para analisar qualquer assunto, sem que isso vá contra o objetivo deste veículo.
E pra celebrar esse acontecimento decidi fazer algumas listas diferentes de top 5, já que são os posts com listas que parecem atrair mais leitores...
Outra coisa importante é que decidi abrir para comentários os posts. Agora, se você quiser concordar comigo, e iniciar um diálogo sobre como estou certo, sinta-se livre ;P
As listas são aleatórias, e podem abordar qualquer mídia. Então, sem mais delongas, vamos aos Top Cincos!
Top 5 protagonistas mais legais
São os heróis da jornada. Para termos uma boa história, precisamos de um protagonista para quem torcer. Essas são as minhas personagens protagonistas favoritas:
5) Indiana Jones - Caçadores da Arca Perdida & filmes Indiana Jones
Criado por George Lucas, inspirado por estrelas de ação dos anos 30, e representado por Harrison Ford em quase todas as suas representações. O arqueólogo aventureiro é conhecido por seu estilo característico, vestido com chapéu fedora e chicote, e seu senso de humor sarcástico.
4) Tony Stark - Homem-de-Ferro & filmes Marvel
Como não amar Tony Stark? Sarcástico, egocêntrico e narcisista, ele é quase o oposto do que esperamos de um super-herói. Diferente de um Superman, que seria o epítome do altruísmo, Homem-de-Ferro quer a idolatria que vem atrelada ao status de herói. E é por isso, por ele quebrar com todos os clichês dos heróis, que se tornou uma figura tão amada entre fãs.
3) Buffy - Buffy, A Caça-Vampiros
Regra número 1 para um protagonista: faça dela uma personagem falha. Nada mais chato do que perfeição. Buffy é uma adolescente, que também é a protetora da humanidade contra seres sombrios. Enquanto ela aprende como ser uma boa pessoa e viver no mundo adulto, ela deve combater vampiros, monstros e vampiros. Ela não é a dona da verdade, e não sabe o que está fazendo na maior parte das vezes, o que a torna como todos nós.
2) James Bond - filmes 007
O agente britânico com licença para matar não poderia estar fora desta lista. Com diversos atores protagonizando essa personagem (acho que só o Dr. Who teve mais atores representando o mesmo personagem), ela é ao mesmo eclética e icônica. 007 é cool, com seus carros e aventuras, o que o torna um ótimo protagonista.
1) Chihiro - A viagem de Chihiro
Se a história é uma jornada, podemos dizer que o melhor protagonista e herói é aquele que evolui e aprende com sua aventura. E para mim, Chihiro, de "A Viagem de Chihiro" é um verdadeiro exemplo de uma personagem que aprende, cresce, e se torna alguém mais forte ao final.
Top 5 vilões mais brilhantes
Não existe vilão mais perigoso que aquele que consegue manipular as pessoas ao seu redor, se utilizando apenas de inteligência. Não que um vilão forte ou poderoso não seja assustador, mas um pensante é sempre mais aterrorizante.
5) Coronel Hans Landa - Bastardos Inglórios
Um detetive nazista, quase uma versão do mal de Sherlock Holmes, esse é um dos vilões mais interessantes que Tarantino já criou. Contudo, ele também é extremamente pragmático, nunca deixando-se tomar por ideologias ou patriotismo, o que o torna um tanto quanto imprevisível.
4) Coringa - Batman
Outro vilão inteligente e imprevisível, mas esse é um agente caótico. Nunca sabemos o que o Coringa vai fazer, mas será algo chamativo e destrutivo. Como ele não possui um objetivo claro, fica difícil advinhar o que vem depois com esse vilão, o que torna assisti-lo uma experiência sempre divertida.
3) Imperador Palpatine - Star Wars
Como garantir vitória? Sempre jogue dos dois lados do tabuleiro. É assim que o Imperador de Guerra nas Estrelas trabalha, semeando discórdia e instigando a guerra em ambos os campos de batalha, até que resultado seja o melhor para ele mesmo.
2) Roger "Verbal" Kint - Usual Suspects
O vilão que está bem na sua frente, mas você não consegue vê-lo. Esse é "Verbal" Kint, ou Kayser Soze, ou como quiser chamá-lo. Escondido atrás de uma fachada tímida e simpática, está um vilão manipulador e brilhante.
1) Little Finger - Game of Thrones
Caos é uma escada. Assim que Little Finger trabalha. Ele entende que para gerar oportunidades para crescer, ele precisa desequilibrar o status quo. É ele quem inicia todo o enredo da história que leva à guerra entre os reinos, sem jamais se envolver diretamente em nenhum aspecto da trama.
Top 5 personagens minorias
Obras de ficção tem como obrigação retratar toda a diversidade de vidas e experiências humanas. Esses são alguns dos melhores exemplos de diversidade em produções recentes.
5) Wiccan & Hulking - Young Avengers
O Filho da Feiticeira Escarlate e Visão e o filho de um guerreiro Kree e uma princesa Skrull. Esse casal gay faz parte do grupo de Vingadores jovens, chamados Young Avengers, e agora foram promovidos para o grupo oficial.
4) Ethan Chandler - Penny Dreadful
Ao primeiro olhar, ele é mais um exemplo de uma protagonista cis, hetero, branca e homem. Um cowboy americano em Londres, representado por Josh Hartnett, ele parecia ter sido colocado apenas para amansar as tendências xenofabas estado unidenses, até descobrirmos que a personagem é o exemplo de uma das mais raras minorias, bissexual, um interessante twist.
3) Miss Marvel (Kamala Khan)
A mais nova personagem a utilizar o nome Miss Marvel, Kamala é uma adolescente paquistanesa que se descobre com superpoderes. A temática da personagem fala sobre aceitação, sobre abraçar as diferenças e sobre a pluralidade humana.
2) Sophia Burset - Orange is the New Black
Uma personagem trans em um seriado de prisão poderia cair no caricato, ou exageiro. Contudo, Sophia é uma personagem multifacetada, interessante e complexa.
1) Garnet - Steven Universe
Como não amar uma personagem que representa o amor? Garnet é uma das personagens centrais de Steven Universe, e na verdade ela é a fusão de duas outras personagens, Rubi e Sapphire. O amor das duas é tão grande que elas decidem viver como uma entidade única.
Top 5 mundos de fantasia
5) Wonderland
Um mundo repleto de personagens caricatos e cheios de charme, o país das Maravilhas é uma terra fantástica. O mundo criado parece ser mais episódico que épico, o que tornou a última tentativa da Disney de tornar Alice uma espécie de Joana D'Arc para esse mundo alegórico um tanto quanto estaparfúdia.
4) Middle-Earth - Lord of the Rings
Uma terra com uma longa história, folclore e línguas próprias. Esse é o nível da fantasia criada por Tolkien. O mundo construído para servir de cenário para sua aventura guarda muita similaridade com nosso (Tolkien diz que a Terra-Média é de fato a Terra antes da Era dos Homens), e o cuidado que foi empregado para ambientar os personagens, suas raças e culturas é algo notável.
O mundo de Oz é interessante por sua construção também, com uma complexa geopolítica, que já foi bastante analisada.
Outro aspecto intrigante é que o protagonismo das histórias de OZ são todos femininos, o que é único dentro das fantasias.
2) Land of OOO - Adventure Time
O colorido e dinâmico reino de OOO parece com algo saído da mente de uma criança. Monstros aterrorizantes, cenários incríveis e a oportunidade por aventuras à cada canto.
1) Westeros - Game of Thrones
Um reino construído com contornos políticos e sociais da Europa medieval, Westeros é uma terra dividida em 7 reinos, com economia, religião e culturas bem pensadas, e com uma estrutura de nobreza e fidelidades complexa e intrínseca para o enredo.
Top 5 donzelas mais indefesas
Essas personagens são a mais irritante das tropes femininas. A donzela indefesa existe para um único objetivo: Ser salva. Ela tem pouca ou nenhuma personalidade, e é completamente incapaz de se salvar de qualquer tipo de situação.
5) Lois Lane - Superman
Uma conhecida donzela a ser salva, Lois não está mais alta na lista por que ela se coloca em situações perigosas por causa de sua profissão de repórter investigativa, e, algumas vezes, é capaz de se remover dessas enrascadas sem a ajuda do Superman.
4) Princesas de Adventure Time
Adventure Time trabalha como uma paródia do clichê de donzelas indefesas, tendo diversas princesas sendo capturadas pelo Rei do Gelo (que tem literalmente como objetivo capturar princesas).
3) Athena - Cavaleiros do Zodiaco
A Deusa mais inútil do mundo. Esse é o título que Saori Kido, a mais recente reencarnação da Deusa Athena deveria receber. Seu poder parece ser o de se colocar em perigo que necessite que seus defensores lutem periodicamente contra outros cavaleiros com o objetivo de salvá-la.
2) Mary Jane - filmes Homem Aranha
Os fãs odeiam a Mary Jane dos filmes, e com razão. A única razão da existência dela era ser salva pelo herói, em todos os filmes. Se formos compará-la com a Gwen Stacey de Emma Stone, que participava ativamente da aventura e ajudou o Homem-Aranha nos filmes, a situação fica ainda mais feia.
1) Princesa Peach - Super Mario Bros.
Acho que essa princesa tem como hobby ser capturada. Só isso explica o número de vezes que a princesa do Reino dos Cogumelos foi capturada e precisou da ajuda do encanador italo-americano.
Top 5 armas fantásticas
Em uma história de fantasia, precisamos de armas mágicas ou incríveis para derrotar o mal. Essa é uma lista (sem ordem específica) das armas que eu considero mais legais, úteis ou memoráveis.
1- Thuder Sword - Thundercats | 2- Lightsaber - Star Wars | 3- Scythe - Buffy | 4 - Excalibur - Lendas do Rei Arthur | 5 - Elder Wand - Harry Potter
Top 5 trilhas sonoras mais memoráveis
A trilha sonora é responsável pelo clima do filme. Podemos dizer que os filmes desta lista foram elevados por sua música. Para que tenhamos uma trilha sonora de sucesso, a música precisa ser reconhecível, memorável, e tenha criado uma associação com o filme.
5) Guardians of the Galaxy
Como não amar as músicas de Guardians of the Galaxy? "Awesome Mix - Vol 1" é parte integrante do roteiro dessa ótima obra de aventura interestelar, com seu apelo aos anos 80, e clássico de diversos gêneros.
4) Quase Fanosos
Quando o tema do seu filme é um jovem que tem sua vida definida pela música, o mínimo que você pode fazer é garantir que essa música seja ótima. Cameron Crowe acertou em cheio com essa trilha, que se utiliza de músicas de Led Zeppelin, Elton John e peças escritas exclusivamente para o filme.
3) Pulp Fiction
Apesar de seu conhecimento enciclopédico de cinema, Tarantino costuma sempre fazer as coisas de forma diferente. Para um de seus filmes mais emblemáticos, ele decidiu se desfazer de qualquer trilha, e se concentrou apenas em músicas existentes, o que foi bastante revolucionário na época.
2) A primeira noite de um Homem
Uma trilha feita por Simon & Garfunkel não teria como errar. Ela emprega um ar de sofisticação à história, e cria uma associação entre o filme e sua música que faz com que pensar no filme traga a memória musical quase que instantaneamente.
1) Forrest Gump
Um filme cuja história se passa no decorrer de décadas precisa de uma trilha que acompanhe esse ritmo, e demarque o período e ambiente. Com 32 músicas, essa grande trilha sonora capta a personalidade das cenas e da época, funcionando em sintonia com o filme.
Gostou das listas? Concorda ou Discorda? Deixe sua opinião!