Deve se julgar um seriado por sua Abertura?

Toda história começa com um início, ou no caso de seriados de televisão, com uma abertura.

Algumas aberturas  cumprem um papel importante, servindo para informar a audiência da história ou tema do programa, agindo como uma espécie de sinopse.

Outras agem como uma espécie de mood piece, sendo mais artísticas, e estabelecendo ambientação temática do seriado, mesmo que não seja muito informativa.

As melhores aberturas se tornam memoráveis, sendo as vezes consideradas melhores que a própria série. Como o proverbial "Abre alas", elas existem para criar entusiasmo a aguçar seu apetite.

Decidi fazer uma lista com as aberturas que mais gosto, separadas por temas.


Aberturas explicativas

Através de música, dança e história, essas aberturas contam para o público um pouco do enredo do programa. Desta forma mesmo que você não tenha assistido nenhum episódio, já começa com um pouco de informação sobre o conteúdo.


Steven Universe


Ducktales



Castle



Jeannie é um Gênio


A Feiticeira 


The Nanny


Flintstones



Aberturas temas

Apesar de não contar para o espectador o que o seriado é sobre, elas utilizam de músicas tema para iniciar o programa. Essas músicas animadas acabam por nos ambientar para que possamos apreciar o episódio. São as aberturas mais comuns, e extremamente efetivas.

Friends


X-men


Thundercats



Mad About You


Adventure Time


Game of Thrones


 
Aberturas artísticas

Essas aberturas não falam nada sobre o seriado. Elas não expressam conteúdo, e sim forma. São artísticas, crípticas, sensoriais. Costumam estar atreladas à produções mais cabeça ou sofisticadas. Contudo, esse não é sempre o caso.

Six Feet Under


Dexter


Mad Men



Lost



True Blood