Algumas aberturas cumprem um papel importante, servindo para informar a audiência da história ou tema do programa, agindo como uma espécie de sinopse.
Outras agem como uma espécie de mood piece, sendo mais artísticas, e estabelecendo ambientação temática do seriado, mesmo que não seja muito informativa.
As melhores aberturas se tornam memoráveis, sendo as vezes consideradas melhores que a própria série. Como o proverbial "Abre alas", elas existem para criar entusiasmo a aguçar seu apetite.
Decidi fazer uma lista com as aberturas que mais gosto, separadas por temas.
Aberturas explicativas
Através de música, dança e história, essas aberturas contam para o público um pouco do enredo do programa. Desta forma mesmo que você não tenha assistido nenhum episódio, já começa com um pouco de informação sobre o conteúdo.
Steven Universe
Ducktales
Castle
Jeannie é um Gênio
A Feiticeira
The Nanny
Flintstones
Aberturas temas
Apesar de não contar para o espectador o que o seriado é sobre, elas utilizam de músicas tema para iniciar o programa. Essas músicas animadas acabam por nos ambientar para que possamos apreciar o episódio. São as aberturas mais comuns, e extremamente efetivas.
Friends
X-men
Thundercats
Mad About You
Adventure Time
Game of Thrones
Aberturas artísticas
Essas aberturas não falam nada sobre o seriado. Elas não expressam conteúdo, e sim forma. São artísticas, crípticas, sensoriais. Costumam estar atreladas à produções mais cabeça ou sofisticadas. Contudo, esse não é sempre o caso.
Six Feet Under
Dexter
Mad Men
Lost
True Blood