He-man & a Metrossexualidade

O grande campeão de Etérnia, protetor dos fracos e defensor do Castelo de Greyskull. Ele é He-Man, herói de 10 entre 10 garotos que cresceram nos anos 80.

He-Man e os Defensores do Universo (He-Man and the Masters of the Universe) é uma série de desenhos animados baseados na linha de brinquedos Masters of the Universe, lançados pela indústria de brinquedos Mattel, tema de vários produtos e mídias relacionadas. A mais conhecida delas é a série de animação produzida pelo Filmation Studios entre 1983 e 1985, com 130 episódios. Na série, o personagem principal, He-Man, e seus amigos defendem o planeta Eternia e o Castelo de Grayskull das forças malignas comandadas pelo vilão Esqueleto.

Já falei um pouco sobre o desenho do He-Man em outro post.

Ninguem pode pode negar a influência que o desenho teve e ainda tem com o público. É um elemento pop extremamente icônico.

Contudo, enquanto muito se fala de como a boneca Barbie é um modelo irreal de beleza para meninas, e como essa influência afeta o desenvolvimento e percepção feminino, ninguém está discutindo sobre como He-Man pode ter um efeito na percepção de meninos sobre seus corpos.

O desenho Family Guy já fez piada com o teor extremamente homoerótico dos "bonecos de ação" que crianças dos anos 80 bricavam com:


Por anos falamos que muitos elementos culturais destinados ao público infantil feminino eram sexualizados, e "passavam uma mensagem negativa". Isso sem fazer a mesma crítica às contrapartes masculinas.

Se por um lado He-Man é um herói e um homem de ação, ele também é objetificado, vestindo pouquíssima roupa.

http://pigtailpalsblog.com/wp-content/uploads/2014/01/Barbie-v-He-Man.jpgAlias, a cultura dos anos 80 foi muito sobre a glorificação de homens e seus corpos. Enquanto antes tínhamos heróis comportados em seus uniformes, a década perdida nos trouxe guerreiros musculosos, sem camisa. São personagens como Lion-O de Thundercats, Rambo, Conan e muitos outros.

É de se estranhar que essa geração foi a que iniciou todo movimento metrossexual?


A Metrossexualidade é um termo originado nos finais dos anos 1990, pela junção das palavras metropolitano e sexual, sendo uma gíria para um homem urbano excessivamente preocupado com a aparência, gastando grande parte do seu tempo e dinheiro em cosméticos, acessórios, roupas e tem suas condutas pautadas pela moda e as "tendências" de cada estação.

 


O metrossexualismo é um fenômeno sociocultural tipicamente moderno. Ele está ligado à uma mudança de percepção social do homem, visto apenas como objeto ativo, para ser tornar também objeto sexual.


E essa mudança de atitude se dá, em muito, pelo homem agora se perceber mais vaidoso, talvez um efeito de ter sido criado com vários exemplos de figuras masculinas com pouca roupa?
Muitas pessoas também acreditam Barbie reforça os papéis de gênero insalubre. Em seu mundo, a mulher ideal é focada em moda e aparência. - See more at: http://quetanto.com/cultura-e-sociedade/cultura-americana/efeitos-negativos-da-barbie-em-meninas.php#sthash.k6I68MuI.dpuf
Muitas pessoas também acreditam Barbie reforça os papéis de gênero insalubre. Em seu mundo, a mulher ideal é focada em moda e aparência. - See more at: http://quetanto.com/cultura-e-sociedade/cultura-americana/efeitos-negativos-da-barbie-em-meninas.php#sthash.k6I68MuI.dpuf