Vilão?! Ou apenas incompreendido...


Em toda história temos um protagonista, em torno do qual o enredo é construído, e um antagonista, uma personagem ou situação que serve para atrapalhar, impedir ou serve de contraponto para o herói.

É o famoso vilão. E existe quem argumenta que atrás das melhores histórias, temos os melhores vilões.

Por mais que torçamos para o mocinho, é o vilão quem tempera a história, e geralmente soltam as melhores frases e diálogos.

Mas, o que faz de um vilão um vilão?

Vilão era, na Idade Média, uma pessoa que não pertencia à nobreza feudal, que habitava urbanamente em vilas. Devemos lembrar que, o trabalhador do feudo recebia o nome de servo, e que havia naquele então vários graus de servidão; os vilões eram aqueles servos mais próximos do senhor feudal, pelo qual recebiam maiores privilégios pessoais e econômicos e tinham menos deveres.

Devido a tal distanciamento dos outros servos, que faziam o trabalho mais duro do feudo, tanto nas terras do senhor feudal como nas arrendadas, os vilões perdiam simpatia, pelo que o próprio termo ganhou sentido pejorativo.

Modernamente, o termo "vilão" é usado para se referir a alguém que pratica atos indignos.

Mas o que seria um "ato indigno"? Afinal, o que é nobre ou vil pode ser apenas uma questão de ponto de vista, não?

Napoleão foi as duas coisas: herói e vilão. A História depende do ponto de vista de quem a lê, escreve ou vivencia. Para a burguesia francesa, beneficiada pelas obras do general, como o Código Civil Napoleônico, além da consolidação do império francês, Napoleão foi mais do que um herói.

Contudo, para os povos conquistados - ou ameaçados - pelo general, em especial Portugal, Espanha e Inglaterra, Napoleão era um vilão déspota que deveria ser deposto a qualquer custo.


Muitos dos livros de Gregory Maguire, que escreveu o bestseller "Wicked", lidam com isso. Eles apresentam  histórias do ponto de vista dos vilões, demonstrando que "todos somos os heróis das nossas histórias".


É uma questão de perspectiva. 

No "Rei Leão" Scar matou Mufasa. Se tornou portanto Rei. Um vilão, certo? Mas ele pôs fim à um sistema de apartheid que existia no reino, onde Hienas eram forçadas à viver na periferia!
O diretor da escola atazanava a vida do Ferris em "Curtindo a vida Adoidado"...mas esse era o emprego dele, não? Impedir que alunos matem aula é parte de seu serviço.

A Bruxa do Oeste atacou Dorothy diversas vezes...para conseguir os sapatinhos de Rubi...que pertenciam à sua irmã...que Dorothy roubou....depois de assassiná-la!

Quem é o vilão mesmo??