Isso é por que realmente não existem histórias originais! Pelo menos isso é o que diz o antropólogo Joseph Campbell.
De acordo com ele, todas as nossas narrativas, ou grande parte delas, são escritas de acordo com uma estrutura, ou molde padrão, chamado de monomito.O monomito (às vezes chamado de "Jornada do Herói") é um conceito de jornada cíclica presente em todas as grandes histórias humanas, e está estranhamente presente em mitos de diversas culturas.
As narrativas de Buddha, Moisés e Cristo apresentam estruturas do monomito, e Campbell afirma que mitos clássicos de muitas culturas seguem esse padrão básico.
A idéia de monomito em Campbell explica sua ubiqüidade por meio de uma mescla entre o conceito junguiano de arquétipos, forças inconscientes da concepção freudiana, e a estruturação dos ritos de passagem por Arnold van Gennep, todos temas que merecem um post exclusivo para eles.
O roteirista de Hollywood e executivo da indústria cinematográfica Christopher Vogler também usou as teorias de Campbell para criar um memorando para os estúdios Disney, depois desenvolvido como o livro "The Writer's Journey: Mythic Structure For Writers" (A Jornada do Escritor: Estrutura Mítica para Roteiristas).
Esse trabalho influenciou e até hoje influencia a indústria, e se tornou uma estrutura base para roteiros em Hollywood.
Existem 12 estágios do monomito, separados em 3 atos.
Na estrutura básica o herói, desconfortável com sua situação atual, descobre-se especial, e é chamado para uma aventura.
Após uma recusa inicial, ele conhece uma figura de um mentor, que o treina, e lhe apresenta as ferramentas para vitória.
Após passar por testes, conhecer novos aliados e inimigos, o herói está pronto para a batalha final, que o mudará para sempre.
Algúns filmes que seguem essa estrutura: Guerra nas Estrelas, Senhor dos Aneis, Matrix, Harry Potter, História sem fim, Tubarão, Rain man, Casablanca, Quase Famosos, Mágico de OZ, Avatar, Labirinto do Pã, Superman, V de Vingança, Procurando Nemo, e muitos, muitos outros.