Lisztomania, Korrassami e a força de um fandom


Não é preciso se esforçar muito. Eles estão por toda parte. Em cada fila de show, em cada evento, lá estão eles, animados, agitados, correndo, as vezes fantasiados, querendo aproveitar cada minuto dessa experiência. São os fãs.

Pode chama-los de Belibers, de Little Monsters, de Potterheads, ou de Whovian, eles estão por toda parte. E podem ser invocados com apenas um comentário negativo sobre seu ídolo, em qualquer rede social.

Gostamos de ironizar esses super-fãs, mas a verdade é que essa formação de grupos através de a idolatria é algo muito comum. É o chamado Fandom.

Fandom se refere ao conjunto de fãs, pessoa ou fenômeno em particular. É mais comum entre fãs de Musicas, literatura ou série de televisão. Aplica-se geralmente na Internet, entre os usuários que se prontificam a passar horas online discutindo sobre o tema e debatendo idéias diferentes.

Um dos primeiros fandoms foi nomeado por Heinrich Heine, chamado Lisztomania. Ele nomeava não só o grupo de fãs, mas o frenesi criado por Franz Liszt (*) através de suas obras e performances.


 Caracterizado na época como uma disordem psicológica, Liztomania é associado à Sindrome de Stendhal, que se caracteriza por uma leve histeria, aceleração cardíaca e até desmaios, na presença de artistas ou peças de arte.

Contudo, fandoms são uma formação social natural, e fazem parte de uma característica humana de necessitar pertencimento.

Basicamente, precisamos nos sentir como pertencentes a um grupo. Os fandoms estabelecem uma sensação de coletividade, e ao mesmo tempo faz o indivíduo sentir envolvido no processo criativo, e de certa forma, que ela pertence a ele também.

E de certa forma, elas realmente pertencem a eles. Muitos fandoms alteraram como obras evoluíram, através de participação. Sherlock Holmes, por exemplo, foi ressucitado pelo autor quando pessoas começaram a escrever fanfics após a morte da personagem.

Mas o exemplo mais forte recente de fandoms afetando séries é o fenomeno Korrassami. Para quem não sabe, Korrasami é o "ship"(**) de Korra e Asami, duas personagens na série de sucesso "Avatar - The Legend of Korra", sequecia da série "Avatar - The Last Airbender".

Esse exemplo carrega peso, pois a opinião de fãs não só causou o par a se tornar uma realidade, mas foi capaz de mudar a "sexualidade" da personagem principal. Fãs, percebendo a proximidade entre a protagonista e sua amiga, escreveram MILHARES de fanfics sobre o par. Os roteiristas da série acabaram concordando com elas, e no último episódio, o casal se tornou uma realidade.

Outro exemplo pos-lançamento dessa onda é J.K. Rowling, afirmando que o casal Harry Potter e Hermione faz mais sentido, e que hoje ela escreveria o final de outra forma.

Tudo isso por causa do poder de fandoms, sua dedicação, sem querer chamar de leve obsessão. ;)


* - Franz Liszt (Doborján, 22 de outubro de 1811  — Bayreuth, 31 de julho de 1886) foi um compositor, pianista, maestro e professor e terciário franciscano húngaro do século XIX.
** - "Ship" ou "Shipping" vêm de relationship, e são grupos que torcem para determinado pareamento em obras de ficção, ou mesmo na vida real.