Um dos processos mais comuns de criação de personagens está relacionado a utilização de arquétipos pelo autor. Basicamente, os arquétipos na escrita são modelos iniciais, contendo características básicas essenciais que formam o rascunho de uma determinada personalidade e que servem de ponto de partida para a elaboração de personagens.
“Sua visão clareará apenas quando você conseguir olhar para seu próprio coração. Aquele que vê o lado de fora, sonha; aquele que vê o lado de dentro, desperta.” Carl Gustav Jung
A utilização de arquétipos
para estudar o homem vem desde Platão, o primeiro a utilizar o termo, e
ganhou grande força com os estudos do psicólogo Carl Jung, que defendia a
idéia do inconsciente coletivo na humanidade, ou seja, que os homens de
diferentes sociedades possuem características comuns mesmo nunca
estando em contato uns com os outros.
Jung diz que todo ser humano tem cinco arquétipos principais (A Sombra, A Anima, O Animus, A Persona, O Eu) que se combinam formando seu caráter.
Jung diz que todo ser humano tem cinco arquétipos principais (A Sombra, A Anima, O Animus, A Persona, O Eu) que se combinam formando seu caráter.
Nem todos os escritores são favoráveis a utilização de arquétipos. Um dos principais problemas na utilização desse sistema é o autor criar personagens estereotipados, ou seja, caricatos, simples, sem complexidades, baseados em clichès. Logo, um personagem realista geralmente é baseado em mais de um arquétipo, se tornando mais complexo.
Principais Arquétipos Masculinos no cinema:
É aquele que busca proteger
todos que estão em sua volta, e que deseja viver em uma redoma
protegida. Pode explodir a qualquer momento e vive mais de acordo com
seu corpo do que sua cabeça. Procura fazer as mulheres se sentirem
especiais. Exemplos: Super-Homem, Rocky Balboa, John Mclane (Duro de
Matar).
2. O Bruxo
Busca o conhecimento para
fazer o mal aos outros e ao ambiente, sendo altamente egoísta. O extremo
do solitário, buscando evitar pessoas. Exemplos: Drácula, Dr. Hannibal
Lecter (Silêncio dos Inocentes).
3. O Homem das Mulheres
Ama as mulheres e qualquer
coisa relacionada a elas. Possui fortes amizades femininas e enxerga a
mulher como igual ou superior, vendo extrema beleza em todas elas.
Muitas vezes não se dá bem com homens mas não liga pra isso. Pode ser
afeminado ou não. Exemplos: Shakespeare (Joseph Fiennes em Shakespeare
Apaixonado), Jack Dawson (Leonardo DiCaprio em Titanic).
Aquele que possui uma forte
causa, muitas vezes divina. Pode ter características andrógenas e
absorver facilmente qualquer outro arquétipo. Exemplo: Jesus Cristo,
Luke Skywalker (Guerra nas Estrelas), Neo (Matrix), Mahatma Gandhi,
Martin Luther King, Robin Hood, William Wallace (Coração Valente).
5. O Rei
É aquele que necessita de um
"reino" para controlar. Geralmente é um político ou um chefe, vivendo em
excesso. Ama dominar. Não consegue enxergar todo o problema e ignora os
detalhes e as emoções. Quando fracassa busca preencher o vazio com
bebidas e sexo. Exemplos: Rei Artur, Júlio César.
6. O Ditador (lado negro do Rei)
Quando a vontade de dominar se
torna uma obsessão e o personagem passa a desejar mais e mais controle
sobre seus subordinados, querendo ser um semideus e controlar o destino e
vida dos outros. É capaz de fazer leis sem sentido apenas para
demonstrar seu poder, e pode ser passivo-agressivo, geralmente deixando a
pessoa cometer um erro para depois puni-la. Exemplos: Don Vito Corleone
(Marlon Brando em o Poderoso Chefão), Don Michael Corleone (Al Pacino
em o Poderoso Chefão).
Principais Arquétipos Femininos no cinema:
1. A Musa Sedutora
Mulher forte que sabe o que
quer, de sexualidade aberta. Gosta de ser o centro das atenções, mas
teme a rejeição. Exemplo: Cleópatra, Scarlett O'Hara (E o Vento Levou).
2. Femme Fatale (lado negro da Musa Sedutora)
Usa suas qualidades,
geralmente físicas, para controlar e manipular os homens. Seu corpo é
uma arma. Exemplos: a figura da Femme Fatale foi praticamente criada por
Barbara Stanwick no clássico noir Pacto de Sangue, onde ela interpreta
Phyllis Dietrickson, seduzindo um vendedor de seguros com o objetivo de
matar o seu marido. Outros bons exemplos são Catherine Tramell (Sharon
Stone em Instinto Selvage
m), Alex Forrest (Glenn Close em Atração Fatal), Elsa Bannister (Rita Hayworth em A Dama de Xangai), Madeleine Elster (Kim Novak em O Corpo que Cai).
m), Alex Forrest (Glenn Close em Atração Fatal), Elsa Bannister (Rita Hayworth em A Dama de Xangai), Madeleine Elster (Kim Novak em O Corpo que Cai).
3. A Amazona
É a feminista, que possui um
lado masculino tão forte quanto o feminino. Geralmente é apaixonada pela
natureza e é selvagem, valorizabdo a liberdade. Prefere amizades
femininas, mas por muitas vezes afastar as mulheres acaba tendo mais
amigos homens. Exemplos: Xena a Princesa Guerreira (Lucy Lawless), Sarah
Connor (Linda Hamilton em Exterminador do Futuro 2), Mulher Maravilha.
4. A Cuidadora
É a mulher que tem o senso de
obrigação de cuidar de alguém, colocando sempre os outros na sua frente.
Geralmente possui uma profissão médica e normalmente não se importa
muito com a moda e nem com a beleza (geralmente sua beleza está
escondida). É o arquétipo da mãe e esposa protetora, mas que possui
muitas fragilidades. Exemplos: Madre Teresa de Calcutá, Bela (de a Bela e
a Fera).
É a mulher que está no
comando, muito forte, e comprometida, fiel e amorosa. Faz tudo para sua
família e exige respeito. Nunca abandona a família e é a esposa perfeita
e devota. O seu momento mais inesquecível é o dia do seu casamento.
Exemplo: Aurora Greenway (Shirley MacLaine em Laços de Ternura).
O Messias é o arquétipo de um
andrógeno, e as versões masculinas e femininas são praticamente
idênticas. São personagens que tem uma forte causa relacionada a um
grupo amplo de pessoas. Essa causa não precisa ter necessariamente
conexão com algo divino. Pode facilmente conter outros arquétipos. Tem
uma força interior que nunca morre e sempre se sacrificará pelos outros.
Exemplos: Joana D'Arc, Maria de Nazaré, Dama do Lago (Mitologia
Arturiana), Galadriel (Senhor dos Anéis por J.R.R. Tolkien), Trinity
(Carrie-Anne Moss em Matrix).
7. A Donzela
Vive uma vida charmosa e
alegre e não se preocupa com problemas dos dia-a-dia. É uma mulher que
corre muitos riscos pois se acha invulnerável. Dificilmente se estressa.
Pode ser uma mulher nos 40 que ainda age como uma garotinha, e no fundo
não quer crescer, vivendo em um mundo onde casamento, filhos e
responsabilidade não ocupam um lugar de destaque. Gosta de depender dos
outros e adora variedade e festas. Exemplos: Lady Guinevere (Mitologia
Arturiana), Sandra Dee (Olivia Newton John em Grease), Julieta (de Romeu
e Julieta por William Shakespeare).
Os símbolos e arquétipos de Jung
Acesse o conteúdo completo em: http://www.stum.com.br/conteudo/c.asp?id=1448&onde=1
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