Tropes narrativos: Onde vivem, o que fazem?!

Toda história, por menor que seja, está repleta de tropes. Alias, sua vida, calma e pacata, pode ser cercada de tropes. Você pode estar lendo isso com um trope do seu lado.

Mas, o que diabos são tropes?

Muitas pessoas equalizam tropes a clichês, mas eu não concordo com essa retórica.

Tropes são ferramentas usadas por escritores/roteiristas/criadores no processo de construção de uma história. Eles podem ser usados de forma consciente ou inconsciente.

Qualquer elemento narrativo usado é um trope. Os cliches fazem parte dos tropes mas nem todo trope é um clichê. Apenas tropes que são utilizados com muita frequência se tornam clichês.

Por exemplo, em filmes de estilo Indiana Jones, alguns tropes comuns são:

- O professor despreocupado.
- Arqueologista aventureiro
- A dama em apuros
- Antiga ordem de protetores
- O Grande vilão
- A Femme Fatal
- A cilada
- O MacGuffin (o elemento de motivação dentro do roteiro. "A Arca perdida");

Esses tropes fazem parte da estrutura narrativa do roteiro. Eles não são bons nem ruins, eles existem para contruí-lo. Bons tropes são aqueles que não conseguímos perceber como tropes, pois não se tornaram clichês.

Muitas obras pós-modernas possuem personagens "conhecedores do gênero". Essas personagens conhecem os tropes das histórias que estão fazendo parte, então, estão preparados para eles. O personagem quebra o "quarto muro"(*). Um exemplo clássico de um personagem conhecedor de tropes está no filme Pânico:



Existe um site em que você pode pesquisar tropes: tvtropes.org

*- O muro que separa a ficção da realidade. Um personagem que constantemente "quebra o quarto muro" é Deadpool, da Marvel.