Moda como instrumento de catarse


Gostaria de iniciar explicando que eu não vou entrar no debate se moda é arte ou não. Moda É arte. É uma forma de expressão artística, e esse post toma essa definição por base para construir toda essa minha teoria.

Arte (do latim ars, significando técnica e/ou habilidade) pode ser entendida como a atividade humana ligada às manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada por meio de uma grande variedade de linguagens.

 Segundo Tolstoi, arte é "[...] a atividade humana que consiste em um homem comunicar conscientemente a outros, por certos sinais exteriores, os sentimentos que vivenciou e os outros serem contaminados desses sentimentos e também os experimentar."

A moda pode ser definida como sendo uma forma de expressão, e ela exerce um papel de catarse psicológica. Ela estabelece a identidade social do indivíduo para si e para os outros.


Quando escolhemos o que vamos vestir no dia, estamos imbuindo nossa indumentária de significado. Ela se torna o representativo de como estamos nos sentindo, ou como queremos nos sentir. Ela expressa nossa atitude no momento, nossos desejos para o dia, nossas aspirações.

Ao nos prostarmos em frente ao espelho, estamos construindo uma mensagem, e uma persona. 

A maioria, se não todas as pessoas, têm vários arquétipos em jogo na construção da sua personalidade. Já falei sobre arquétipos em um post anterior. A arte e moda operam como expressão dessas personas, assim como uma forma visual de delimitá-las.


A roupa em si age como um espelho às avessas, reflete para o outro o jeito de ser, sentir e pensar dos indivíduos e dos grupos sociais. É divisor de fronteiras entre classes, grupos ou subgrupos, dentre estes os profissionais. O conflito entre o eu individual e o eu social busca o equilíbrio através desta forma de comunicação.

O vestuário varia em diferentes partes do mundo, e em diferentes situações. Essa diferença ocorre porque os indivíduos usam-no por motivos distintos. A forma com a qual nos vestimos faz parte de todo um conjunto de signos sociais.

Signos sociais são modelados pelo meio para que exista comunicação. É necessário que o indivíduo conheça todo um sistema de símbolos inerentes a determinada realidade. O signo é considerado um representante das coisas, isto é, da realidade. 


A maneira de "se vestir" é carteira de identidade, não só desta era pós-moderna, como em todo decorrer da história da humanidade.