O Cinema, como um meio visual, não precisa se usar de diálogos para transmitir emoções. Momentos com apenas imagens e trilha sonora podem causar um impacto maior e mais profundo que qualquer coisa escrita.
Estranhamente, não são muitos diretores e filmes que se utilizam dessa ferramenta. Momentos quietos, na mão de um diretor menor, podem freiar um filme. Contudo, usando bem dessa multimodalidade, podem ser magistrais.
Essas são minhas cenas favoritas sem (ou quase sem) diálogo:
Before Sunset - Loja de música
Poucas cenas transmitem tão bem o momento de apaixonamento (palavra inventada) que essa. As personagens já tiveram diálogos profundos, dando-nos a oportunidade de conhecê-los, e deles se conhecerem. Na loja, temos um momento de silêncio, representativo do ato de se apaixonar. Acho incrível!
Up - A vida de Ellie e Carl
Pixar é conhecida por suas cenas de manipulação emocional, onde levamos o proverbial soco no estômago. Em Up, através de uma montagem sem palavras, nós vivemos a vida desse simpático casal, seus altos e baixos, felicidades e tristezas, triunfos e perdas. Ao final, você também estará de luto.
O Poderoso Chefão - Cena do batismo
Não é silenciosa, afinal, está acontecendo um batismo. Contudo, podemos equiparar o diálogo existente com música de fundo. A cena transmite toda tensão, suspense e ritmo dos acontecimentos, nos dando insight sobre o que o protagonista está pensando, sem que seja necessário uma palavra.
A viagem de Chihiro - Cena do trem
Essa cena é uma de minhas favoritas, dentro de um filme espetacular. Depois de tudo que ela sofreu na casa de banhos, de preconceito à ataques, Chihiro encontra-se em uma jornada para salvar seu amigo. Os perigos ainda não acabaram, mas esse momento quieto de reflexão nos dá tempo para respirar.