This blog is jumping the shark!

http://vignette2.wikia.nocookie.net/community-sitcom/images/2/2c/It's_all_downhill_from_here.png/revision/latest?cb=20120418183652
Community sendo "meta"!
Já reparou que uma série que você amava começou a não ser tão boa? Antes você mal podia esperar por novos episódios, mas assistí-la agora parece mais uma tarefa que um prazer.

Toda obra de ficção tem seu momento ápice, e tudo após isso será pior. Isso porque ideias acabam, atores cansam, e, algumas vezes, receitas de sucesso azedam.

Isso é chamado de "Jump the shark", um termo usado para o momento que a série passou de sua data de validade, quando começou a se usar de gimmicks, e que não está mais funcionando como antes. Esse nome foi dado depois que Fonzie, um personagem de "Happy Days", literalmente pulou um tubarão.



Essa é uma trope que significa que aquele foi o momento em que tudo mudou e a série decaiu em qualidade.

Às vezes essa mudança é notável, com a saída de atores, ou mudança de escritores. Noutras, só percebemos que aquele foi o momento quando analisamos anos depois.

Tendo em vista que os posts mais lidos desse blog são os que listam séries, decidi "Jump the shark" também e fazer uma lista sobre isso!

Esses foram alguns momentos "Jump the shark" de séries populares:

 1) "I take thee, Rachel..." (Season 4, Episode 24) - Friends



Esse sem dúvida será polêmico. A série Friends foi uma das mais populares de todos os tempos, e mostrou vários ótimos momentos no decorrer de suas 10 temporadas.

Contudo, a série demonstrou uma clara perda de idéias originais, e isso começou a acontecer neste momento, quando Ross têm um deslize freudiano e fala o nome errado no seu casamento.

Não que não tenhamos tido idéias originais após esse episódio, mas a qualidade do roteiro caiu, as personagens foram se tornando cada vez mais caricatas, e situações menos verossímeis.

2) A morte de Matthew (Season 3, Especial de Natal) -Downton Abbey





A série britânica de maior sucesso de todos os tempos (Eu gosto de polêmica, tudo pela audiência).

Nem tudo é sempre culpa de escritores sem ideias. As vezes a vida real também ajuda a atrapalhar.
No caso de Downton, o ator principal, que vivia Matthew, decidiu não renovar seu contrato. Os roteiristas então tiveram de encontrar uma forma de se livrar dele. A cena da morte é completamente anticlimática, dando a impressão que a morte foi decidida às pressas.

A série nunca se recuperou dessa morte, até por que todo seu enredo estava construído ao redor do protagonista masculino.

3) O corte de cabelo da Felicity (Season 2) - Felicity


Já falei algumas vezes como pessoas podem reagir mal à mudanças. O seriado Felicity sentiu isso na pele.

Na segunda temporada a personagem principal decide que precisa mudar de atitude, e cai no clichê de mudança de visual para acompanhar.

O backlash dos fãs foi imediato. O cabelo era visto como parte importante da personagem, e essa mudança foi muito mal recebida.

Como Sansão, Felicity nunca se recuperou do corte de cabelo, com queda na audiência, e inevitável cancelamento.

4) Au revoir, unholy Trinity (Season 4, Episode 12) - Dexter



Dexter nunca foi a mais bem escrita das séries. Extremamente formulática, a série seguia o mesmo padrão toda temporada.

Contudo, a quarta temporada apresentou um vilão que caiu no gosto dos fãs, Trinity.

Quando a série decidiu por cortá-lo, juntamente com uma personagem coadjuvante de extrema importância, foi um momento de grande impacto, que os roteiristas não souberam aproveitar.

O series finale de Dexter é considerado um dos piores, pois fãs já consideravam a série moribunda há tempos.

5) Welcome to Faerie-Land (Season 3, Episode 7) - True Blood


 True Blood nunca foi uma série bem escrita. Nem bem atuada. Nem séria.

Contudo, dentro de sua premissa, de que vampiros existiam, decidiram se revelar, e que eram alvo de preconceito, era algo inovador, e funcionava. Era trash, mas na medida certa.

Porem, quando começamos a ver MUITAS outras criaturas mágicas, o aspecto cool começou a se desfazer, caíndo por agua quando a protagonista é revelada uma fada.

SIM, UMA FADA.

À partir disso a serie caiu para o absurdo e o nonsense, perdendo suas metáforas bem elaboradas. Ela é um exemplo claro de televisão kitsch.

6) Muitos momentos diferentes (Season 2-6) - Lost


Lost criou uma modalidade esportiva de "Jump the shark", tantos foram os momentos.

Por se tratar de um mistério, os escritores acabaram por se escrever numa encurralada, criando mistérios em cima de mistérios, sem nunca nada muito explicado. Com isso, tivemos pessoas saíndo da ilha, voltando pra ilha, viajando no tempo, flashbacks, flashfowards, flashsideways...

A série perdeu seu mojo, mas ninguém sabe apontar ao certo quando. Foi quando os Outros foram conhecidos? Quando Claire teve amnésia? Quando Locke ressuscitou?

Foram muitos JTS, e ninguém concorda qual foi o maior dos pulos.