De acordo com Lewis Carroll, escritor de Alice no País das Maravilhas, "Toda história tem uma moral, você só precisa ser esperto o suficiente para compreendê-la".
Grande parte do entretenimento Disney é baseado em fábulas medievais, os famosos "contos de fada", originados na Europa. Esses contos eram originalmente mais brutos, violentos e sombrios. Todos eles tinham como objetivo traduzir uma moral, uma verdade, como já analisei em outro post.
Contudo, Disney, em suas adaptações, tende a pasteurizar as histórias, tornando elas mais palatáveis para crianças. Mas ainda assim, certas lições que fazem parte das histórias originais acabam permanecendo.
Se analisarmos essas mensagens podem ser consideradas inadequadas, e até mesmo nocivas para as crianças. Resolvi pensar numa lista das 4 piores lições ensinadas pela Disney em seus filmes.
1) Cinderella - A versão Disney de "O Segredo"
Sua vida é horrível, sua família te maltrata, você tem um trabalho escravo, e seus únicos amigos são ratos? Não faça nada para mudar e espere que o universo lhe ajude.
A vida de Cinderella era um inferno, mas ao invés do filme ensinar crianças a serem agentes de mudança da vida, ele indica que tudo que precisamos é acreditar que nossos sonhos vão se tornar realidade, e que nossas fadas madrinhas virão para nos ajudar.
2) Pequena Sereia - Se não gostamos dos acordos que fazemos, papai pode ajudar
Ariel, a Pequena Sereia, fez um acordo com Úrsula, a bruxa do Mar, por três dias como humana. Se ela não conseguisse um beijo do principe até o final do terceiro dia, ela se tornaria propriedade da bruxa. Ela assinou um contrato, sabendo exatamente quais eram os parâmetros, e as consequências. Ninguem a enganou.
Contudo, quando o resultado não é o esperado pela princesinha, ela chora pela ajuda do pai, que tenta destruir o contrato e assume o ônus por ela.
Ariel não aprende nada, além de que sempre será resgatada quando estiver em perigo.
3) Bela e a Fera - Homens abusivos só precisam de carinho e paciência
agressivo e possessivo, no fundo, ele é um príncipe.
Está mais do que explicado o porquê de mulheres considerarem "50 tons de cinza" um romance. Elas cresceram aprendendo que agressão e violência é igual a amor.
4) Corcunda de Notre Dame - No final, beleza é o que realmente importa
Apesar de uma mensagem de olhar além das aparências, e apreciar a beleza interior das pessoas, o fato é que o Corcunda não acaba com a bela cigana.
Disney reafirma com isso a mensagem de que o externo é que realmente importa, e que uma boa personalidade não supera um corpo bonito e cabelo loiro.